sábado, 22 de agosto de 2009

O que vem a ser Internetês?


Basicamente, internetês é o nome que se dá ao conjunto de abreviações, reduções de palavras e eliminação de acentos. Também acrescenta uma dose de humor às mensagens on-line. É certo que essa linguagem é alvo de inúmeras críticas, como por exemplo, a de que os jovens se tornam viciados a escrever errado sem levar em consideração as regras gramaticais, que os jovens ainda em formação, ao utilizarem diferentes grafias podem vir a se confundir com a linguagem formal...
Já algumas outras pessoas acreditam não haver fator de risco, como Sirio Possenti explica, que uma coisa é a grafia, outra é a língua. O internetês não é uma linguagem nova e sim técnicas de abreviações para facilitar e aligeirar a comunicação. Portanto cabe ao professor o papel de estar atento à linguagem utilizada em sala de aula pelos alunos, e caso perceba conflitos entre a grafia da língua portuguesa e o internetês, ele (o professor) deve estar preparado para corrigir para que não possa prejudicar a formação dos discentes.
Segundo a professora Sylvia Bittencourt não há problemas na utilização do internetês, o problema é, o seu uso como única opção de linguagem.
Amelia Hamze também concorda com essa postura de Sylvia. Ela fala que o grande problema da utilização dessa linguagem é exatamente o seu uso em locais que não são apropriados, como é o caso da escola.
E você? O que acha? Será que o internetês prejudica ou não na formação dos alunos?

3 comentários:

  1. Ei garota, você está mentindo sobre sua idade? Olha garota concordo com a enquete da grafia errada, pois se nos habituamos a escrever fora das normas gramaticas com certeza passaremos a nos expressar de maneira errada tambem. Entende ou no. Despois me explico.

    ResponderExcluir
  2. Respeito a sua opinião Alessandra. Mas se formos analisar, nós já estamos envolvidos nessa linguagem. A questão é, saber os locais adequados para sua utilização. E, como foi dito na postagem, Internetês não é uma linguagem nova, mas sim técnicas de abreviações para aligeirar a comunicação.
    No entanto o professor deve estar sempre atento à grafia utilizada pelos alunos em sala de aula, e caso perceba o uso dos termos da internet, deve estar preparado para corrigir.

    ResponderExcluir
  3. Olá colega,
    Sou novata na rede e estou adorando a novidade. Obrigada por me mostrar o glossário do Internetês. kkk
    Agora uma pequena inquietação, na verdade eu acho que o internetês vai acabar prejudicando, pelo menos um pouco a galera jovem.

    ResponderExcluir