quarta-feira, 19 de agosto de 2009

No contexto que estamos inseridos percebemos uma grande dificuldade dos alunos em aprender a escrita corretamente. Então, paramos e perguntamos: O que causa essa dificuldade? A partir dessa pergunta, senti a necessidade de desenvolver meu blog sobre internetês, analisando as prováveis vantagens e desvantagens em utilizar essa linguagem.
Mas, antes que eu discorra algo sobre este tema, gostaria de saber se você tem uma opinião formada sobre o que seja internetês, se você já utilizou esse termo, o que você acha dessa linguagem...
Deixem suas opiniões expressas aqui em forma de comentários...

4 comentários:

  1. Olha, Confesso que não sabia o significado da palavra "internetês", porém, utilizava e continuo utilizando essa forma de escrita em minhas conversas informais nos sites de relacionamento. Acredito que uma das vantagens dessa linguagem é a agilidade que ela nos permite ao conversar com o outro...e uma desvantagem é o vício que causa, uma vez que na escrita formal podemos (sem querer) utilizar essa linguagem, comprometendo assim, seu real significado, uma vez, que nem todos conhecem os códigos descritos.

    Flw fico por aki...bj (olha alguns internetês...)

    ResponderExcluir
  2. É verdade Camila. Muitas pessoas utilizam essa linguagem sem perceber que a utilizam, como foi o seu caso.
    Realmente o internetês nos oferece uma velocidade e agilidade maior ao conversar com outras pessoas, pelo fato da conversa ser virtualmente e utilizarmos as mãos e não a voz para nos comunicarmos. Mas devemos estar atentos ao uso dessa linguagem, pois sabemos que muitas pessoas se utilizam dela até mesmo nas escolas, o que causa uma certa desvalorização das regras gramaticais.

    ResponderExcluir
  3. Para mim é uma grafolingüística que explodiu principalmente entre adolescentes que passam horas na frente do computador no Orkut, em chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação e de forma dinâmica.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você amigo Cristovam, a escrita desenvolvida por jovens internautas nada mais é uma forma dinâmica de interagir com o outro. Vale salientar também como Siméia fez na conversa acima o cuidado com o uso dessa linguagem que por sua vez permeia muitas vezes o diálogo e escrita das pessoas fora do ambiente virtual. É ver neste meio de interlocução somente uma forma de dinamizar o dialogo em rede e não um novo modelo/regra gramatical a ser seguido definitivamente.

    ResponderExcluir